Sobre mim

2

Olá, o meu nome é Vanda Araújo e sou organizadora profissional. Vivo em Lisboa e sou licenciada em Psicologia Clínica, profissão que exerci durante 8 anos. No final de 2008, surgiu uma oportunidade de iniciar uma nova atividade na função pública, numa área de saúde, que se revelou um grande desafio pessoal e profissional.
 
Ainda assim, e porque desde nova sempre gostei de organizar e cuidar dos espaços da casa, sobretudo do meu quarto, numa altura em que queria fazer algo totalmente novo, descobri esta atividade como profissão. O interesse, gosto e habilidade pessoal na atividade de organizar e a motivação para ajudar os outros (a psicologia sempre teve o seu espaço no meu coração), foram os impulsionadores deste projeto: VA - Personal Organizer.
 
A minha preferência por ambientes tranquilos, harmoniosos, pela saúde e bem-estar e pelos aromas, levou-me a concluir uma formação em Aromaterapia. E esta competência veio a tornar-se uma mais-valia nos serviços que presto de organização profissional, onde posso conjugar os meus conhecimentos ♡

Esta é, pois, a minha missão: ajudar as pessoas a organizarem as suas casas e a transformar as suas vidas!
Vanda Araújo

1514613_10209071314886413_496042364813116242_n (2)

Perguntas Frequentes

VA –Personal Organizer, através da utilização do Método Reorganize™, assegura uma transformação na casa e na vida dos seus clientes. Este método, aliado à minha formação em psicologia clínica, promove uma transformação pessoal, além da organização, a partir da reavaliação e reorganização dos seus processos cognitivos e dos seus pertences. O objetivo é ajudá-la a desapegar-se dos seus pertences e manter apenas o que a inspira, o que lhe acrescenta, o que lhe traz alegria. A partir daqui, definimos o melhor “local” para cada um de acordo com as rotinas e práticas de todos os membros da casa e ensino-lhe técnicas e dicas para a manutenção da organização sem esforço.

Claro. Eu própria organizei toda a minha casa sozinha. Mas existem vários motivos para recorrer à VA – Personal Organizer:

  • Ter orientação de quem já estudou e aplicou os procedimentos da organização residencial.
  • Ter apoio e motivação para começar este processo ou para o recomeçar.
  • Ter ajuda no processo de desapego. Eu posso orientá-la neste processo, identificando e reestruturando os padrões de pensamento que poderão estar a bloquear ou dificultar o processo de decisão de seleção.
  • Ter quem ponha as “mãos na massa” já que não tempo disponível para efetuar sozinha todo o processo.

Seja qual for a razão, posso assegurar-lhe uma experiência produtiva e eficaz, que a conduzirá a uma casa organizada e harmoniosa!

Contacte-me

Começamos por marcar um contacto telefónico, online ou presencial, para perceber melhor o seu objetivo e expectativas (entre em contacto comigo).

Caso decida avançar, teremos uma 1ª sessão com algumas características especiais:

 

  • Definir esses objetivos e alinhar expectativas
  • Fazer uma pequena visita aos espaços que pretende organizar/ à casa
  • Conhecer as rotinas e hobbies de todos os membros da casa

O número total de sessões vai depender de vários factores como:

 

  • tamanho e tipologia da sua casa
  • nível de acumulação
  • rapidez com que toma decisões
  • tempo disponível para efetuar as tarefas entre sessões.

Não necessariamente. Procurarei arrumar e armazenar os objetos que escolhe manter usando aquilo que já tem em casa (caixas, gavetas, cabides, cestos, etc.). Apenas quando estritamente necessário serão propostas aquisições de produtos organizadores.

O ideal é que todos os membros da família estejam presentes e participem pelo menos na fase de desapego e no final do processo de organização, onde se dá a conhecer todos os locais onde se realizaram intervenções, dicas para manter a casa arrumada e explicações sobre técnicas de organização. Porém, não é obrigatório que assim seja. Se há um elemento da família que está resistente a organizar, serão respeitados os seus espaços e os seus objetos privados na casa, não sendo os mesmos incluídos no processo de seleção e organização e serão definidas regras para os espaços e objetos comuns.

Pôr a sua casa em ordem é possível em qualquer momento da vida. Num processo de mudança de residência, existe a vantagem de se fazer a triagem/descarte antes de encaixotar os pertences, pelo que entrará na casa nova, aquilo que considerou ser tudo o que lhe faz sentido ou usa. Uma vez a casa em ordem, pode abrir a porta para a nova fase da vida!

Caberá ao cliente a responsabilidade de decidir o que quer fazer com os objetos descartados (vender, doar, etc.) e de os retirar de sua casa. Tenho, no entanto, uma lista de contactos de Instituições e Organizações que aceitam doações e irei ajudá-la a encontrar a solução com a qual se sinta mais confortável. Para evitar retrocessos nas decisões de desapego já tomadas, aconselho vivamente a que retire o quanto antes os objetos de sua casa.

Siga-me nas redes sociais!