PRODUTIVIDADE EM CASA: Estudar ou trabalhar

Organização e disciplina mental em casa

Estudar ou trabalhar exige atenção e concentração, mas também um ambiente adequado. Além das capacidades cognitivas básicas, outros fatores associados impactam a produtividade – como a organização do ambiente envolvente, essencial e com grande impacto na construção da aprendizagem e performance cognitiva.

Assim, partilho convosco algumas dicas de como organizar o seu espaço e, consequentemente, otimizar o processo de aprendizagem ou aumentar o desempenho profissional.

Manter a ordem é um pré-requisito para obter maior eficiência no exercício de diferentes atividades quotidianas. Permite uma melhor gestão do tempo, evita perda de materiais, proporciona um ambiente agradável e ajuda na manutenção do foco.

A neuropsicologia explica o impacto de estímulos distrativos com a nossa capacidade de atenção e concentração. Quando estamos num lugar sobrecarregado de informações e totalmente desorganizado, o nosso cérebro é bombardeado com estímulos, sendo obrigado a trabalhar mais porque tem de selecionar, entre vários, quais são relevantes. E por isto, a nossa capacidade de processamento de informações é prejudicada, exigindo mais energia e tempo para o fazermos.

Local e condições de trabalho

O lugar destinado aos estudos ou trabalho deve ser escolhido tendo em consideração:

  • conforto – boas condições ergonómicas;
  • iluminação – um local com boa luz evita o cansaço e sonolência;
  • ventilação – um espaço bem arejado é importante para renovar e limpar o ar;
  • tranquilidade – sem ruídos e distrações, como a tv ou outras pessoas a conversar, por ex.;
  • acesso adequado à internet;
  • espaço suficiente para cadernos, livros, computador e material para escrever.

Deve ainda ter disponível uma pasta arquivadora ou bandeja para categorizar papéis e uma lista ou agenda com as atividades programadas. Esta lista permite uma melhor gestão do tempo e ir marcando um visto nas tarefas realizadas, dando maior perceção do progresso alcançado.

Existem vários aspectos a considerar para criar uma mesa de trabalho organizada e aconselho-vos a consultar estas 8 dicas fantásticas!

Se é importante manter a ordem no ambiente, não é menos o cumprimento dos tempos de estudo e tarefas a realizar.

Por último, qualquer aparelho eletrónico (tv, telemóvel, iPad/tablet, consolas, iPod ou walkman devem estar desligados ou ausentes enquanto se está a trabalhar. Esta é a maior fonte de distração nos jovens (e até adultos) e que perturba e prolonga o estudo.

Podem ver mais informações sobre o teletrabalho ou telescola aqui.

Deixo ainda uma dica extra: começar sempre a estudar ou trabalhar nas tarefas mais difíceis ou complexas e que exigem maior concentração, enquanto tem mais energia e foco. Não esquecer nunca de fazer pausas, levantar para beber água, durante 10 minutos.