Prepare a sua casa para o Natal

O mês de dezembro já aí está e a maior parte das famílias já preparou a decoração das suas casas.

Seja a incontornável árvore de natal, sejam outras decorações que vamos distribuindo pelas várias áreas da casa animando as divisões, quase todos já garantiram que os apontamentos decorativos estão tratados.

A minha proposta neste artigo é que possamos rever certos itens que são necessários por esta altura do ano porque, durante este mês de épocas festivas, utilizamos mais loiças, copos e utensílios que nem sempre usamos no dia-a-dia e que podemos organizar, preparando a casa para uma utilização mais funcional e alegre.

Passo-a-passo para a organização

Sejam guardados num aparador, móvel, louceiro ou prateleiras, deve seguir as seguintes indicações para ter uma organização mais eficaz:

  1. Retire tudo para cima de uma mesa. Limpe o espaço de arrumo;
  2. Separe os artigos por categoria: loiças, copos, talheres e utensílios vários (por ex. individuais, marcadores, argolas de guardanapos, guardanapos, molheiras, terrinas, jarros, bules, etc) – não se esqueça de confirmar se existem itens que possam estar para lavar ou arrumados noutro espaço, pois a ideia é organizar por categoria
  3. Verifique que está tudo em condições de uso ou se deve descartar alguma coisa
  4. Analise o espaço que tem e o acervo a arrumar
  5. Escolha os lugares para guardar os itens pensando na frequência do seu uso e no peso de cada um
  6. Deve tentar colocar cada uma das categorias na mesma gaveta/prateleira, por fila
  7. O mais pesado deve ficar em baixo; artigos mais pequenos e menos pesados podem ficar em gavetas

Louças ou serviços de festa

É muito habitual existirem loiças que não são usadas diariamente ou que, pelo menos, não têm o seu espaço de arrumação na cozinha.

Pratos de entradas, pratos de refeição principal, pratos de sopa, taças, tigelas, copos, travessas, terrinas, molheiras, entre outros, podem ser difíceis de guardar de maneira a conseguirmos ter uma utilização prática e rápida. Encontrar e conseguir aceder facilmente o que pretendemos usar, sem ter que retirar vários pratos para aceder aos de baixo, ou retirar tudo para aceder ao que está atrás, dá uma satisfação maior em vez de sentir que vai ser muito trabalho para ter uma mesa bonita.

Prateleiras amovíveis

Um dos produtos organizadores que aconselho vivamente, são as prateleiras amovíveis. Por vezes, as prateleiras dos móveis não dão para deslocar ou são poucas para o melhor aproveitamento do espaço.

Com estas prateleiras é possível aproveitar o espaço vertical que era desperdiçado, bem como evitar pilhas com diferentes tipos de pratos ou itens.

Gavetas com divisórias

Caso tenha uma gaveta profunda, com divisórias (ou colocando umas), também é uma boa solução para arrumar o serviço de louças.

Suportes de pratos e copos

Outra hipótese, em prateleira, é utilizar suportes de pratos e copos.

Divisores de TNT ou plástico espuma

Se tiver um serviço que seja mais frágil, valioso ou que não queira mesmo usar frequentemente, aconselho a usar os divisores de TNT entre pratos e travessas. Desta forma, evita que se lasquem ou risquem, quando os manusear.

Pode comprar na internet ou comprar o material numa loja de tecidos ou grande superfície de produtos para casa.

Talheres

Para guardar o faqueiro especial, aconselho que arrume nos organizadores de talheres, em sacos de flanela separados para cada tipo de talher ou no próprio estojo do faqueiro.

Atenção apenas ao local onde é guardado, se existe humidade e qual o tipo de material dos talheres. Para que se mantenham bem cuidados, devem ser revistos 2 vezes por mês, fazendo uma limpeza com produtos específicos e reforçando os saquinhos de giz que evita a humidade nesse espaço.

Bar

Por último, e porque em época festiva cria um ambiente de celebração, charmoso e comemorativo, criar um pequeno bar.

Seja num móvel na bancada de um aparador de sala ou num carrinho, deixo aqui umas sugestões para criar o seu:

Bandejas constituídas por algumas garrafas (mais bonitas), uns copos, um balde de gelo e alguma plantinha ou acessório de bar, criam a atmosfera perfeita.

E agora que já têm o ambiente perfeito para celebrar, aproveitem-no.

Boas Festas!  🥂