Organização de casas-de-banho pequenas

A organização é uma ferramenta essencial na casa e na vida de qualquer pessoa, mas torna-se ainda mais notório e relevante em espaços pequenos. Aliás, nestes casos é quase vital ou podemos facilmente viver no meio do caos!

Então como podemos otimizar uma casa de banho, espaço muitas vezes dividido entre várias pessoas, com dimensões reduzidas?

Siga-me e veja as dicas abaixo pensadas para um melhor aproveitamento do espaço:

  1. Aposte em cores claras. Não é uma dica de organização, mas ajuda muito a criar um ambiente agradável e uma sensação de maior espaço. Não se esqueça de uma boa iluminação.

2. Aproveite o espaço das paredes. As paredes de uma casa de banho pequena são um espaço precioso. Aproveite-as para colocar pequenos armários e prateleiras, e tente sempre que tenham apenas a profundidade necessária. Pode colocar cestas para guardar rolos de papel higiénico, toalhas de mão, produtos de higiene ou outros itens que arrume facilmente em caixas e liberte grande parte do lavatório. Cuidado com o excesso, pois também poderão “sufocar” o ambiente.

3. Dê uso às portas! Atrás das portas, use ganchos (com ou sem necessidade de furos), cabides e toalheiros próprios para portas. Desta forma, retira volume e excesso de itens visuais do ambiente e aproveita um espaço que é muitas vezes descurado ou mal aproveitado.

4. Armários. O armário debaixo do lavatório deve ser bem utilizado, especialmente em espaços pequenos, porque acomodam muitos objetos. Quando são construídos de raiz torna-se mais útil pois pode ser feito o melhor aproveitamento possível de cada espaço. Caso contrário, tire as medidas e procure as melhores opções para a organização dos vários itens.

5. Escadotes e estantes. Estão muito em voga e podem ser uma excelente opção quando não existe espaço para colocar suportes de toalhas ou não se pretende fazer furos. Além de decorativo, dá para colocar diferentes toalhas e libertar espaço atrás da porta para outros artigos.

6. Espelhos. Apesar de haver cada vez mais linhas direitas e simples na decoração, para espaços pequenos pode ser muito interessante ter um espelho feito à medida, com possibilidade de armazenamento!

7. Portas dos armários. Suportes e ganchos podem ser fixados no interior dos armários para arrumar o secador, alisador, escovas, mas também na parte exterior.

8. Caixas e cestos organizadores. Claro que não podiam faltar pois são uma peça-chave para qualquer ambiente. Existem no mercado em vários formatos, tamanhos e cores, embora aconselhe as transparentes porque favorecem a visualização do conteúdo. Agrupe e organize os artigos por tipo (ex. produtos de rosto, cabelo, corpo, higiene, acessórios, etc.).

9. Suportes/prateleiras para a zona de duche. Existem opções muito interessantes, inclusivé de sistema a vácuo, com diferentes modelos disponíveis, sem recurso a furos e resistentes à água. Aproveite para deixar à mão os produtos de que necessita, sem os deixar espalhados pela banheira ou pelo chão do duche.

10. Descartar. Não adianta tentar recorrer a estas soluções continuarmos a comprar produtos de beleza, toalhas ou outros artigos que já temos. Aproveite que está a ler este artigo (o que quer dizer que tem alguma wc pequena), e além de poder implementar algumas das sugestões acima, verifique o prazo de validade dos produtos, elimine o que está em mau estado, não tem uso ou tem em duplicado (neste caso pode dar a alguém).

Tenho a certeza que estas dicas podem ajudá-la a melhorar o bem-estar em casa e, até, evitar discussões ou irritações pela desarrumação ou dificuldade em encontrar algo.

E, se precisar, vamos juntas!

Fotos @Pinterest