Organização da mala de viagem

Com o mês de agosto a iniciar, as férias são um tema irrefutável.

Muitas pessoas e famílias preparam-se para dar início ao momento de descanso e, como tal, têm pela frente a tarefa de fazer as malas de viagem.

Seja fora ou dentro do país, para 1, 2 ou mais semanas, a organização e planeamento da mala de viagem pode facilitar muito esta atividade que tantas pessoas desgostam e que por vezes sentem como um fardo, e até mesmo facilitar a sua utilização ou gestão no destino de férias.

Planeamento

Para minimizar falhas e facilitar este moemento, o uso de uma Lista é algo fundamental! E aqui aconselho a que façam uma lista com tudo aquilo que é básico para qualquer viagem ou qualquer destino e que servirá de modelo para utilizar sempre que necessitem (em papel ou em digital).

Desta forma, numa próxima viagem já não terão de repensar tudo e apenas acrescentam artigos específicos para determinada ocasião, estação do ano ou destino.

Com as listas, evitamos esquecer algo importante como o carregador de telemóvel, medicação ou um livro que se pretende ler nas férias.

Tal como o planeamento, a organização da mala traz várias vantagens, entre as quais destaco:

▪ Evitar levar muita roupa desnecessária, que só lhe dará trabalho a colocar na mala, desfazer no destino e retirar no retorno.

▪ Se levar menos roupa, terá menos roupa para lavar depois ou arrumar.

▪ Ao organizar a roupa na vertical na mala de viagem, consegue visualizar tudo e escolher facilmente o que quer usar, caso não queira ou não possa retirar as coisas da mala.

▪ Com o planeamento do que queremos levar, poupamos tempo na execução da mala e ficamos mais tranquilas com a possibilidade de nos estarmos a esquecer de alguma coisa.

▪ Evitamos gastos desnecessários ou desilusões e tristeza por esquecimento de algo que precisávamos ou queríamos muito ter levado para as férias.

Organização e Arrumação

Use a sua lista para se orientar e vá colocando todos os itens em cima da sua cama , separando de imediato por tipo de peça ou por conjunto (look).

Conforme for guardando os itens na mala, assinale com um visto na sua lista.

Tente levar peças básicas (cores neutras que combinam com tudo) que se conjugam com várias outras peças que leva, formando looks diferentes mas sem ter de ir demasiado carregada.

Depois de selecionar e separar tudo o que precisa levar, vamos arrumar dentro da mala. Eis as opções preferidas de uma organizadora profissional:

  • Dobra em rolinhos;
  • Dobra na vertical (em pé).

Tanto de uma forma como de outra, o espaço poderá ser optimizado e as roupas não ficam a fazer peso umas sobre as outras.

Por outro lado, é possível verificar tudo o que tem, em especial na dobra na vertical já que em rolinhos poderá ser necessário sobrepor uma camada sobre outra. De qualquer forma, são sempre opções mais viáveis do que o método convencional, em que a roupa amarrota mais facilmente e não fica visível, dificultando na hora de retirar para uso ou para guardar no destino.

Posto isto, desejo-lhe umas excelentes férias e um ótimo descanso e, quando regressar, fico à espera que me conte tudo acerca desta nova forma de fazer a preparação e organização da mala de viagem!