Home office

PARA QUEM FICAR A TRABALHAR EM CASA, e sobretudo, para quem tem filhos em telescola, partilho aqui um resumo dos pontos essenciais para que a rotina flua sem tantas complicações:

Zonas de trabalho distintas.

Sempre que possível, criem uma zona de estudo ou trabalho em diferentes espaços das zonas de lazer. Se possível ainda, criem uma zona distinta para cada membro da família, de forma a separar os ambientes e poderem manter a concentração. Quando não for possível, coloquem pequenos vasos de plantas ou dossiers com caixas arquivadoras, por exemplo, para delimitar o espaço de cada um.

Isto irá permitir à criança entender quando é hora de estudar, e ter na sua mesa apenas o material necessário para tal.

Vestir outra roupa que não pijama.

Bem sei que já ouviram isso muitas vezes, mas a verdade é que é muito importante para a nossa mente e produtividade. Não vão ter a mesma energia, nem o mesmo foco, se estiverem a trabalhar de pijama (o mesmo para as crianças). Tentar manter as rotinas o mais parecido com o que acontecia anteriormente, permite que as crianças compreendam melhor que, quando estão em zona de trabalho e vestidos para tal, é hora de estudo.

Momentos de apoio.

Alternem com o vosso companheiro, e se necessário coloquem-no no planeamento das tarefas, os momentos de apoio à crianças. Se houver um filho mais velho que possa ajudar, melhor.
E não se esqueçam de comunicar. Por vezes, achamos que sabemos mas o que vai dentro de cada um, as angústias, receios ou dúvidas, podem não ser exteriorizados. Conversem sobre tudo.

Conjugar o trabalho com as tarefas domésticas.

Principalmente enquanto nos estamos ainda a adaptar à nova realidade, é normal que a casa tenha vários momentos de bagunça. Afinal de contas, estamos todos presentes em casa, 24 horas por dia. Mas há tarefas domésticas que não devem ser esquecidas:

– Todas as manhãs façam as camas. Iniciar o dia a cumprir esta tarefa, vai trazer uma sensação de dever cumprido.

– Façam uma lista do que têm no frigorífico, congelador e despensa e comecem por usar isso. Façam uma ementa semanal, contando com o que têm em primeiro. Se houver necessidade de comprar algo, já sabem o que devem colocar na lista de supermercado.

– Dividam as tarefas. Todos têm a responsabilidade de manter os espaços organizados e, se todos participarem, será muito mais fácil manter, além de que ninguém sai mais sobrecarregado.

– Tomem o pequeno-almoço sentados e em família. Aproveitem o facto de estar em casa 😉

– Aproveitem para, ao almoço, fazer refeições mais rápidas e fáceis. Por exemplo, bifes de peru ou frango com diferentes acompanhamentos. Ou comidas de forno, para as quais deixam o tabuleiro do forno preparado na noite anterior. Enquanto está a cozinhar, podem estar a trabalhar.

– Limpem sempre a cozinha depois das refeições. Além da necessidade real de uma higiene reforçada, vão sentir uma rotina mais leve cada vez que forem para a cozinha e a encontrarem arrumada e limpa.

– Passem um pano no wc todos os dias. Aproveitem quando forem lavar os dentes e limpem o lavatório e a banheira quando forem tomar duche.

– Não se esqueçam de reforçar a limpeza de maçanetas, puxadores e torneiras, sobretudo quando alguém saiu de casa. E, claro, ter na zona de entrada, espaço para colocar os sapatos assim que entrem, deixar os pertences, como as chaves, carteira, óculos e ter um dispensador com desinfetante para uso imediato.

– Se preferirem a limpeza da casa regular fora do fim-de-semana, usem 15 minutos de cada dia para limpar uma divisão diferente.

– Ao final do dia, utilizem uma caixa ou cesto, para percorrer as divisões da casa e colocar dentro os pertences que estão fora do local. No dia seguinte, todos podem ajudar a arrumar nos seus devidos lugares.

– Não se esqueça de guardar um tempo para cuidar de si: faça algo que goste e que descontraia. Um banho relaxante; ler um livro; ouvir um podcast; exercício físico; assistir um filme; jardinagem, etc.

Espero que este resumo vos facilite a rotina e dê uma ajuda no planeamento familiar e pessoal, necessário para que possamos ter na nossa casa a paz e tranquilidade que precisamos.

Como sempre, se precisarem de apoio, estou deste lado à distância de um clique!
Podem colocar qualquer questão sobre a consultoria online através da página de contactos no site.

Vai ficar tudo bem!

🌈 Arco-íris Emoji